Alunos de Agronomia doam hortaliças a instituições de solidariedade social de Évora

A horta da Mitra está a produzir produtos biológicos que estão a ser doados

A horta da Mitra está a produzir produtos biológicos. No mais recente laboratório dos alunos finalistas do curso de Agronomia, as alfaces, couves portuguesas, brócolos e favas não contêm insecticida e as primeiras colheitas estão a ser doadas a instituições de solidariedade social de Évora.

Num terreno com cerca de 400m2 todo o trabalho, desde a plantação e a rega, até à colheita, está a cargo dos alunos, que colocam em prática todo o conhecimento adquirido nas aulas. No ano lectivo passado os alunos tiveram o primeiro contacto com esta horta, para a montagem de um sistema de rega, no âmbito de uma disciplina leccionada pelo Prof. Shakib Shahidian. “Quando fomos para o terreno, no âmbito da rega, os alunos demonstraram interesse em trabalhar na horta e produzir algo deles. Desde aí trabalham no final das aulas, aos sábados e domingos o que lhes dá uma boa percepção das matérias dadas nas aulas.”

João Maria, aluno do 3.º ano de Agronomia e um dos hortelões responsáveis, considera que o facto de poder adquirir experiência e poder aplicar os conhecimentos dados nas aulas é a grande mais-valia deste projecto. Neste momento a plantar alfaces, couves portuguesas, brócolos e favas, o aluno espera vir a poder evoluir na variedade de culturas. “Somos um grupo de cinco alunos que se dividem no trabalho, entre semear, regar e plantar e com inter-ajuda espero conseguirmos chegar a essa variedade na produção, mas neste momento, com a nossa experiência, é a melhor a que nos podemos adaptar”.

O trabalho desenvolvido já está a dar os seus frutos, ou melhor, os seus vegetais e os alunos já estão a programar entregar o resultado do seu trabalho à Cáritas e ao Banco Alimentar, cerca de 25 alfaces por semana, e as couves a partir do mês de Dezembro. Segundo João Maria, esta componente social é bastante natural. “Temos pouca experiência, se com a horta conseguirmos aplicar conhecimentos das aulas, adquirir experiência e ainda ajudar os mais carenciados, porque não?”

A interdisciplinaridade do trabalho também é uma mais-valia para os alunos, conforme refere o docente. “Com o apoio da ZEA, os alunos recuperaram um plantador abandonado, pondo em prática o uso dos tractores e outras alfaias agrícolas, conforme aprendem nas cadeiras de mecanização”.

Neste momento, os alunos já estão a desenvolver a possibilidade de fazer um viveiro na estufa nova da Mitra, facilitando o nascimento dos produtos e evitando perdas.

Sofia Ascenso | UELINE

Publicado em 25.11.2011