História

O ensino universitário na Área das Ciências Agrárias em Évora completa 30 anos no próximo dia 10 de Novembro, data do início da actividade lectiva da então reinstalada Universidade de Évora (fundada em 1559).

No ensino/aprendizagem na Área das Ciências Agrárias da Universidade de Evora é de destacar a qualidade e experiência do corpo docente bem como a existência de Herdades Experimentais, com destaque para o Pólo da Mitra (250 hectares) onde estão sediados os Departamentos mais afectos à área das Ciências Agrárias nomeadamente aos ensinos de Engª Agrícola e Engª Alimentar bem como os laboratórios de apoio quer à investigação quer ao ensino. Nesta herdade são leccionadas a maioria das aulas práticas e teóricas destes ensinos docência, e são leccionadas as aulas teóricas e práticas das disciplinas de especialidade.

O curso de Engª agrícola surgiu em Évora com a reinstalação da Universidade em 1975. Tem como objectivo primordial formar profissionais de nível superior com bons conhecimentos nas ciências básicas e nos domínios fundamentais da engenharia, e uma sólida preparação científica e técnica nas ciências agrárias, complementada com formação nos domínios da economia, da gestão empresarial, das novas tecnologias, da qualidade e segurança alimentares e do ambiente.

O curso tem-se modificado ao longo destes anos acompanhando a evolução de Portugal da Europa e do Mundo. Quer isto dizer que o ensino tem evoluído e tem-se modernizado o curso tem acompanhado as evoluções tecnológicas no sentido de preparar engenheiros para uma agricultura:

• moderna
  • rentável
  • preparada para fazer do mundo em que vivemos um local capaz de se sustentar e de vir a sustentar os nossos netos de uma forma equilibrada.

As grandes vantagens da Universidade são:

• implementação numa zona de actividade agrícola intensa
  • ter um corpo docente bem preparado (cerca de 90% dos docentes já são doutorados)
  • ter um corpo docente relativamente jovem, o que quer dizer que a modernização do cursos e do ensino tem sido uma constante.

Recentemente e para acompanhar e complementar a fileira da produção foi criado o curso de Engª alimentar cujas principais inovações curriculares em relação a outros no país são:

• forte formação das áreas de comercilaização marketing e economia o que demonstra bem a preocupação de actualização do ensino face aos novos desafios Produção/consumo.

Os cursos já estão reestruturados de acordo com os príncipios de Bolonha. A atribuição de créditos ECTS (European Credits Transfer System) às disciplinas possibilita aos alunos uma completa mobilidade além fronteiras, factor que é fortemente encorajado através da promoção do programa ERASMUS. Associado aos ensino da Engªa Agrícola e alimentar funciona igualmente na herdade da Mitra um Centro de Investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia - ICAM. O ICAM é fundamental no apoio ao ensino/aprendizagem e à investigação da nas Ciências Agrárias e integra:

• Laboratórios - química e bioquímica, microbiologia, botânica, fisiologia de plantas, biotecnologia, pastagens e forragens, física do solo, hidrologia, sanidade vegetal, sanidade animal, metabolismo animal, bioclimatologia, apicultura, nutrição animal, tecnologia e controlo de qualidade, reprodução animal, enologia.
  • Outras estruturas - centro de documentação, centro de maquinaria agrícola, parques de maneio para animais, adega, estação meteorológica, vacaria, ovil, unidade de digestibilidade, picadeiro, salas de ordenha, instalações avícolas.

Na Herdade Experimental da Mitra existem diversos efectivos animais (bovinos de carne e de leite, ovinos, caprinos, suínos, equinos) bem como talhões de produção agrícola, cereais, pastagens etc? pomares, vinhas, horta etc?. para apoio a aulas práticas e investigação.